31.10.11

Happy Halloween / Aniversário Infernal




MERRY MEET

Pra começo de tudo, hj é níver do blog. Ele faz 2 anos o/.

Como vcs já sabem, hj começa a Semana Infernal. Um conjunto de fics e talvez outras coisitas maais sobre Halloween/Mediadora/Fantasma entre outros..

Aviso logo que não tenho uma ordem para as fics, simplesmente vou postando.
E, pra animar os coleguinhas (k), comentem bastante, afinal, muita gente tá escrevendo pela primeira vez.
Voltarei todos os dias pra postar até qe não hajam mais fics.

Hj começarei com uma breve explicação sobre o Halloween.


______________

Etimologia

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.


História

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".


Novos elementos do Halloween

A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.


Curiosidades (by Carol)

Os celtas, durante suas celebrações, desenhavam caras nas abóboras e acendiam o Fogo dentro delas pra espantar espíritos ruins.
'Doces ou Travessuras' pode ser usado com a conotação negativa: "Seja bonzinho ou faremos algo ruim à você.'


IMPORTANTE: AS RELIGÕES E TRADIÇÕES AQUI RELATADAS DEVEM SER RESPEITADAS NOS COMENTÁRIOS E NO CHAT. NÃO CABE A NENHUM DE NÓS JULGAR AS CRENÇAS ALHEIAS.


__________________

E finalmente.. a primeira fic.

Surpresa Agradável

(A.C.Lyoko)

Eu e Jesse estávamos voltando da festa de formatura da faculdade. Mal acreditava que eu finalmente estava me formando! Agora eu sou oficialmente uma psicóloga. O terror da minha família que está com dó dos meus pacientes. Mal sabem eles que faz um bom tempo que eu aconselho e ajudo as pessoas.
Bem, a maioria morta, mas ainda sim conta.
Achei estranho, Jesse não me levou para casa depois da festa. Ele parou num bosque perto de casa. Não entendi, talvez quisesse um pouco de intimidade... Se você me entende.
Quando ele parou o carro ficou claro que não era o que pensava. Acordei desse sonho de olhos abertos um pouco decepcionada.
Ele parecia com pressa quando deu a volta e abriu a porta para mim.
- Depressa, Suzannah! – Ele dizia sorrindo.
- O que está acontecendo? – indaguei antes de sair.
- Apenas pegue minha mão e me siga.
Tem como resistir? Era o Jesse! Eu sorri, peguei a mão dele e desci do carro.
- Sabe que eu seguiria você em qualquer lugar... – ri.
- Sei. Você já até se exorcizou para fazer isso. – Ele riu.
Jesse me guiou me puxando pela mão através nos bosque. Meu coração estava a mil. E não foi por que até pouco minutos atrás eu estava numa festa onde as garotas ficavam olhando o meu namorado e nem por causa da corrida de agora. Tinha algo mais. E eu não sabia o que. Sentia meu coração bater tanto que parecia que ia explodir.
Fomos diminuindo a velocidade. Ele colocou uma venda em meus olhos. A primeira coisa que eu pensei era se havia um presente grande me esperando. Ou se ele iria me guiar para dentro de um quarto enfeitado onde finalmente iríamos ir além das preliminares.
Ah... Como é bom sonhar!
Ele me puxou gentilmente. Me avisou de degraus. Eu contei oito. Estranho, o mesmo número de degraus lá de casa. Ouvi o barulho de porta abrindo.
Ele finalmente havia mudado de idéia! Aí ele tirou a venda.
Estávamos no meu quarto.
- Não entendi. – Indaguei olhando ao redor.
Vi velas acesas por todos os lados. Estava tudo muito bonito. E estava arrumado. O que fazia parecer... estranho. Mas eu sou Suzannah, o que não é estranho? Eu sou a estranha.
- Achei que seria ideal eu fazer isso no lugar onde nos conhecemos. – ele sorriu.
Fiquei me perguntando se tivesse sido no escritório do Padre D. ele teria pensado a mesma coisa.
- Hmmm... Mas... e meus pais?
- Eles já sabem. Eles deram sua benção.
Ele falou sobre isso com meus pais?! Eu não tinha coragem para falar sobre isso nem com a minha mãe! Muito menos com Andy!
Droga, lá se vai foi o clima.
- Sério... – Tentei dar um sorriso. Só que estava tão constrangida que não conseguia.
Deve ter saído algo engraçado, por que ele riu.
- Acho que não é o que você está pensando. – Explicou ele.
- Ah... – Suspirei. Não pude esconder a decepção na voz.
- Você lembra de quando me conheceu? - Ele pegou minha mão acariciando-a.
- Sim. Você estava sentado naquele banco. – Apontei para o banco da janela.
- Claro. – Ele sorriu.
Ele me puxou na direção do banco e eu me sentei. O que ele estava fazendo? Odeio essa sensação de falta de informações. De repente eu consigo entender bem até demais a Cee Cee. Falta de informações é uma droga!
Ele não se sentou. Ficou me olhando por um bom tempo.
- Quando você acha que foi? – ele me perguntou.
- Foi o que?
- Que você se apaixonou por mim. – explicou.
- ah... Deve ter sido pouco depois de ver um fantasma muito gato sentado na janela. – brinquei.
Ele riu.
- Para ser bem sincero, eu não sei quando foi que me apaixonei. Só sei que quando dei em mim, não conseguia ficar longe de você. E quando estava, ficava pensando em você a maior parte do tempo. Me perguntando o que você estava fazendo, se estaria bem, se estava pensando em mim... – Ele corou um pouco.
Uau. Isso eu não esperava. Ele era tão... quieto.
Agora ele havia se abaixado na minha frente. Quer saber? Que se dane o mundo eu queria o Jesse! Por que ele simplesmente não sentava do meu lado e começávamos nosso amor?
Mas eu estava curiosa sobre seu discurso. Então não interrompi.
- Quando Maria te ameaçou, eu tive medo. Muito medo. Pela primeira vez em 150 anos. Eu tive medo pela sua vida. – Ele fitou minhas mãos. – tive medo que você se machucasse. Sabe por que não entrei em nenhum daquelas portas? – Eu neguei com a cabeça – Por que eu não queria ir, sem ter a certeza que você estava bem. Eu não tinha vontade nenhuma de saber o que me esperava atrás daquelas portas. Eu queria achar a saída. Ou uma porta, onde eu tivesse certeza que você estaria. – Ele confessou.
- Ah, Jesse... – Eu suspirei apaixonada. Tem melhor namorado no mundo?
- Sabe... Eu nunca havia percebido, o quão eu era sozinho. Até você chegar. Por sua causa que fiquei preso aqui durante 150 anos. Esperando você, mesmo sem saber. Quando você disse que eu podia escolher, eu escolhi ficar por que queria estar com você. Por isso... Eu quero viver o resto do tempo que tenho, de novo, ao seu lado. E até quem sabe a eternidade assombrando as pessoas. – Ele riu.
Só que eu não conseguia rir. Eu estava paralisada. Até esqueci por que estava ansiosa antes. O que aquilo tudo queria dizer?
- Então acho que só tenho uma coisa a dizer.
Ele separou a mão direita da minha. E pegou algo no seu bolso. Meu coração batia tão forte que eu podia sentir. Tudo por que ele pegou uma caixinha... De veludo.
Ele soltou minha outra mão e abriu a caixinha... Deixando o anel com um pequeno cristal à mostra.
- Ah meu Deus... – Foi tudo o que disse.
- Suzannah Simon... – Eu olhei o rosto de Jesse repleto de felicidade (e ansiedade) ao dizer aquelas palavras. – Quer casar comigo e viver ao meu lado até... Bem, a morte ou o além?
Era lindo. Qualquer outra jóia perto daquele anel, qualquer coisa parecia menos valiosa diante daquela aliança.
- Sim. – Eu disse quase que de imediato. Eu precisei pegar ar, por que tinha parado de respirar sem perceber. – Sim, Sim. SIM! – Eu disse rindo de tanta felicidade.
Assim que aceitei, ele sorriu e esticou seus braços. Ele provavelmente pretendia me abraçar e me dar um beijo. Mas eu fui mais rápida e me joguei – literalmente – nele. Colocando meus braços em volta de seu pescoço.
Fomos os dois ao chão. E riamos, como nunca. Me levantei um pouco, segurei seu rosto e comecei a beija-lo. Ele ficou com as mãos na minha cintura o tempo todo.
Alguns segundos depois. Paramos, nos sentamos, no chão mesmo, e ainda riamos enquanto ele colocava o anel em meu dedo. Eu achei que nunca fosse parar de rir de tão feliz que estava. Assim que ele colocou o anel a gente ficou olhando ainda rindo.
- Coube direitinho – ele comentou.
- Foi! – concordei.
Olhamos um para o outro. E novamente mergulhamos em outro beijo apaixonado. Só nos separamos quando acabou o ar nos nossos pulmões.
- Suzannah. – ele ofegou.
- Jesse. – ofegava também.
Nada tirava o sorriso de nossos rostos.
- Te amo, hermosa.
- Te amo mais... Cowboy. – ri.
- Impossível. Te amo por mais de 150 anos.
- Droga. Não tem como eu ganhar disso! – Reclamei rindo.
- Foi o que pensei. – Ele riu.
Logo eu estava de novo em seus lábios. Que agora seriam meus. E os meus dele.
Mesmo sem aquele intimidade que eu queria (e que não demoraria para conseguir), eu só percebi agora.
Mesmo sem isso nós pertencíamos, pertencemos e sempre seriamos um do outro.





MERRY PART.

9 comentários:

  1. own!!! Amei! Faz muito tempo que eu li os livros pela segunda vez e foi muito bom relembrar! Ficou ótima a fic :D

    ResponderExcluir
  2. Muito interativo o post sobre Halloween rs.
    E parabéns pra Ana, a fic ficou muuuuuuito boa, Jesse e Suze casando, que linds rs *-* espero que ela tenha escrito mais fics o/

    ResponderExcluir
  3. Super bacana!!! É sempre bom ouvir novas histórias de Jesse e Suzanah.

    ResponderExcluir
  4. Olá ,

    Tenho q parabenizar a autora da fic. ficou ótima !! XD

    Adeus e beijos mórbidos . ..

    ResponderExcluir
  5. Ótima fanfic (: Uma ótima abertura para a semana infernal, adorei essa fic gente *-* Muitos parabéns para a autora :D

    ResponderExcluir
  6. Parabens...mto boa a fic!!Linda demais
    e feliz niver pro blog S2

    ResponderExcluir
  7. ADOREI a sua fic!
    Parabéns ficou muito boa :)
    POR FAVOR! Precisa de continuação!!

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaaaaa *grito histérico*
    Nunca ganhei tantos comentários das minhas histórias xD
    Ah eu to com outra fica da mediadora já ^^
    Eu tenho muitas fics, só falta tempo de trabalhar nelas.

    Muito obrigada pelos comentários e Elogios *---*
    UHUL ganhei 1 engraçado, 3 interessante e 4 legal \õ/

    hehe, Valeu mesmo gente :)

    Beijos e Abraços.

    ~-AC.

    PS: Happy Halloween
    PS2: FELIZ NIVER DO BLOG 8D

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa fic!!! Eu sempre quis ver o Jesse pedindo a Suze em casamento! Parabéns para a autora :D

    ResponderExcluir