20.11.11

Contos- a versão sangrenta

Oi pessoal, como a Carol é que ficou com as postagens da semana infernal, organizou tudo e tal e alem disso eu tava meiosupermega enrolada com trabalhos da faculdade, estive sumida por essas semanas. Pois bem, hoje vim dar minha contribuição pra nossa semana/ mais que quinzena infernal, rsrsrs.

Não sei se você sabem mas muitos dos contos infantis bonitinhos que ouvimos tem versões mais macabras. O que para nós é aterrorizante na Idade Média era um meio de alertar as pessoas sobre certos lugares, atitudes ou pessoas. Segundo Mariana Warner, da Universidade Essex, a maioria dos contos surgiu em rodas familiares de camponeses e a fome e a mortalidade infantil eram os principais temas.
Assim, vejamos...

Chapeuzinho Vermelho

Numa versão francesa, após interrogar Chapeuzinho na floresta e pegar um atalho pra casa da vovó, o lobo mata e esquarteja a velhinha. E não é só isso, ele ainda finge ser a vovó e oferece a carne o sangue (como vinho) da vítima para a pobre menina matar a fome e ela, se delicia com a comida...
Depois disso, Chapeuzinho tira sua roupa, a pedido do lobo. Cada parte que ela retira pergunta a ele o que fazer e ele reponde: "Jogue no fogo, minha criança. Você não vai mais precisar disso..."
Ela se deita ao lado do lobo, totalmente nua e começa a reparar no físico dele reclamando: "como você é peluda vovó" e coisas do tipo.
No final ela pede pra sair e fazer xixi, o lobo insisti que ela faça ali mesmo na cama, mas acaba deixando a menina sair. Já desconfiada a menina sai correndo.

A Bela Adormecida

Uma versão italiana do século XII diz que ao mexer no tear uma farpa entra sobre a unha de Tália e faz com que ela durma. Essa maldição era prevista desde que ela era criança. Com tristeza o pai abandona a casa e larga a filha adormecida sozinha.
Durante uma casada o rei, que já era casado, entra na casa e fica adimirado com a beleza de Tália, e ai ele abusa da moça, mesma ela lá, dormindo. Ela acaba engravidando de gêmeos!
Um dia, ao tentar mamar um dos bebés chupa o dedo da mãe retirando a farpa e fazendo ela despertar.
Um ano depois o rei retorna a floresta (é a casa era na floresta) encontrando Tália acordada e passa a esticar as caçadas tendo uma vida dupla. A rainha desconfiada coloca um espião na cola do rei.



Pessoal amanhã posto outras história macabras, e ai curtiram? Tirei isso tudo da edição 98 da revista Mundo Estranho.
Bjinhos!

3 comentários:

  1. #tenso

    Eu tenho uma das primeiras versões de A Bela adormecida em algum lugar aqui em casa, mas não era essa não, era da Sogra que tenta matar ela e os filhos dela... o.o

    ResponderExcluir
  2. Sim, é a segunda parte dessa ai, vou postar amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Nanna mto legal essa sua ideia, eu nem fazia noçao de que existia essas versoes! Parabens!! Ah e qdo sai o proximo cap da sua fic...nao esqueci nao hein..rsrsrs
    beeijos

    ResponderExcluir